Os medicamentos protetores gástricos, também conhecidos como gastroprotetores, são uma classe de medicamentos usados na medicina veterinária para proteger o estômago de danos causados por certos medicamentos ou condições. As úlceras gastrointestinais (GI) são um problema comum em animais e podem ser causadas por vários fatores, como estresse, cirurgia, trauma e certos medicamentos. Essas úlceras podem causar dor significativa, sangramento e até perfuração do estômago.
Os medicamentos protetores gástricos atuam aumentando a produção de muco e bicarbonato no estômago, o que ajuda a criar uma barreira contra o ácido e outros irritantes. Essas drogas também inibem a produção de ácido estomacal e promovem a cicatrização de úlceras existentes. As drogas protetoras gástricas mais comuns usadas na medicina veterinária são os inibidores da bomba de prótons (IBPs) e os antagonistas dos receptores H2.
Os IBPs funcionam inibindo as células produtoras de ácido no revestimento do estômago, reduzindo assim a quantidade de ácido que atinge o revestimento do estômago. Os antagonistas dos receptores H2, também conhecidos como bloqueadores H2, funcionam bloqueando os receptores de histamina no estômago que estimulam a produção de ácido.
É importante observar que os medicamentos protetores gástricos não devem ser usados como substitutos para tratar a causa subjacente das úlceras e devem ser usados apenas sob a orientação de um veterinário. Esses medicamentos são normalmente usados em conjunto com outros tratamentos, como mudanças na dieta ou no estilo de vida, e podem ser usados a curto ou longo prazo, dependendo do caso.
Palestrante:

M. V. Esp. Izabela Ballarin
Gastroenterologia e Nutrição